fevereiro 21, 2026 17:42

CMM aprova reajuste salarial dos conselheiros tutelares

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram uma alteração na lei que regulamenta a atividade dos conselheiros tutelares na capital amazonense na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 3. Entre as alterações está o reajuste salarial da classe de R$ 1.933,00 para R$ 4.003,04.

Na Mensagem Governamental enviada à Casa Legislativa, o prefeito David Almeida (Avante) explica o vínculo empregatício do conselheiro tutelar. “Os agentes honoríficos não são servidores públicos, mas, momentaneamente, exercem uma função pública e, enquanto a desempenham, sujeitam-se à hierarquia e disciplina do órgão a que estão servindo, podendo perceber um pro labore e contar o período de trabalho como de serviço público”, escreve.

O gestor também explica que o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) assegura direitos para os conselheiros tutelares. Apresentada as justificativas do Executivo Municipal, Almeida pede aprovação do PL. Além do reajuste, após a sanção, a classe terá vantagens, como, por exemplo, o uso do ticket alimentação.

A iniciativa da Prefeitura de Manaus foi comemorada pelos vereadores do Parlamento Municipal que passaram mais de uma hora, após as reuniões das Comissões, elogiando o prefeito e agradecendo o trabalho desenvolvido pelos conselheiros tutelares em Manaus.

Polêmicas

O início da votação da Casa Legislativa teve um atraso porque não tinha quórum no Parlamento. Vários parlamentares reclamaram da falta de profissionalismo dos colegas. A tramitação rápida sem ter o devido debate também foi criticada. A base tem histórico de passar PLs da Prefeitura de forma imediata. Neste caso, o PL chegou à CMM nessa terça-feira, 3, e entrou na pauta de votação com tramitação em urgência.

“Eu falei para vocês que o projeto iria chegar em um dia e, se desse, seria aprovado no mesmo dia. O PL chegou ontem à tarde e hoje, meio-dia, está sendo aprovado”, rebateu o líder do prefeito na Casa, Marcelo Serafim (Avante).

O vereador reconheceu publicamente o trabalho do vereador Ivo Neto (Patriota) para que a matéria fosse aprovada. Antes de iniciar a carreira política, Neto foi conselheiro tutelar.

O PL foi enviado para sanção do prefeito. A íntegra está aqui.

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!