O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas nas eleições deste ano. O documento também foi assinado pelos ministros da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e do gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Augusto Heleno.
De acordo com o decreto, que está publicado na edição desta sexta-feira, 12, do Diário Oficial da União (DOU), cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definir o tempo de utilização e também os locais onde as Forças Armadas irão atuar durante a eleição do dia 2 de outubro.
As Forças Armadas serão usadas para dar garantia na votação e na apuração das eleições. A medida é de praxe no sistema eleitoral brasileiro.
Amazonas
Na última eleição para escolher os prefeitos e vereadores no Amazonas em 2020, O TSE recebeu o pedido de mais de 39 municípios do interior do solicitando apoio das Forças Armadas ao longo do pleito.
Os municípios que tiveram o pedido de auxílio das Forças Armadas para as Eleições 2020 no Amazonas foram Manacapuru; Anamã; Caapiranga; Humaitá; Ipixuna; Guajará; São Paulo de Olivença; Amaturá; Itacoatiara; Benjamin Constant; Barcelos; Manicoré; Juruá; Lábrea; Novo Aripuanã; Maués; Santa Isabel do Rio Negro; Tefé; Presidente Figueiredo; Nova Olinda do Norte; Japurá; Iranduba; Manaus; Novo Airão; Parintins; Eirunepé; Autazes; Santo Antônio do Iça; São Gabriel da Cachoeira; Itamarati; Tabatinga; Fonte Boa; Codajás; Maraã; Boca do Acre; Nhamundá; Rio Preto da Eva; Coari; e, Atalaia do Norte.
Confira o decreto na integra
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação