novembro 23, 2024 14:43

Políticos buscam nichos eleitorais como garantia de votos para 2022

Com o início da campanha eleitoral, entre os 423 candidatos às eleições deste ano na disputa pelas 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), muitos estão buscando se fixar a nichos específicos de eleitores. O objetivo é assegurar uma maior quantidade de votos por ficar mais fácil buscar os sufrágios que faltam para se eleger ou reeleger junto a outros segmentos do eleitorado.

A estratégia não é nova, mas, neste período, estão aparecendo os candidatos que se intitulam representantes do segmento de protetores dos animais, Polícia Militar, delegados de polícia, “doutores” na área da Saúde e até pastores e pastoras registrados na Justiça Eleitoral para disputar o pleito no Amazonas.

‘Doutores’

O segmento da Saúde, representado pelos médicos ou até mesmo candidatos de outras profissões que se intitulam “doutores”, sempre foi bastante prestigiado nas campanhas eleitorais e o nicho costuma ter muitos representantes entre os candidatos. Na eleição de 2022, mais de 20 pessoas já estão registradas para disputar uma das vagas da Aleam. O médico e deputado Dr. Gomes (PSC) vai disputar a reeleição no pleito deste ano. Os vereadores Doutor Daniel Vasconcelos (PSC), que é odontólogo, e doutor Eduardo Assis (Avante), que é advogado, também vão tentar uma cadeira na Aleam.

Polícia Militar

Na eleição deste ano, o segmento com mais representantes é o dos policiais militares e bombeiros, com 22 candidatos. O número representa um percentual de 5,2% do total. Entre os nomes mais conhecidos que vão disputar a eleição representando a PM estão o deputado Cabo Maciel (PL), que vai tentar a reeleição, o vereador Capitão Carpê (Republicanos) e disputando pela primeira vez, o coronel Dan Câmara (PSC), da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam), e irmão do deputado federal Silas Câmara (Republicanos).

Educação

O segmento da Educação com professores das redes estadual, municipal e particular de ensino também é um nicho bastante disputado pelos políticos em época de eleição. Neste pleito estão registrados 19 candidatos à Aleam que representam a classe educacional. Este ano teremos os deputados Sinésio Campos (PT) e Therezinha Ruiz (PL), que são professores e vão tentar a reeleição, e o professor Gedeão Amorim (Avante), um velho conhecido da política amazonense que já foi deputado federal e vereador e agora vai disputar pela primeira vez uma vaga no parlamento estadual.

Igrejas

O segmento religioso também tem os seus representantes que disputam o pleito em todas as eleições. Este ano foram registrados na Justiça Eleitoral 11 candidatos que se intitulam pastores e missionários. Em cada pleito, novos nomes aparecem, como é o caso este ano da Missionária Eliana Neves (Patriota), além das pastoras Alissandra (União Brasil) e Ofélia Ruiz (Patriota).

Delegados

Já entre os representantes da Policia Civil estão registrados no pleito deste ano sete delegados. O deputado Delegado Péricles (PL) vai tentar retornar ao mandato na Aleam e o delegado João Tayah (PT) também vai brigar nas urnas para conquistar uma cadeira no parlamento estadual.

Protetores dos animais

O segmento dos protetores dos animais, que teve como uma das pioneiras a deputada Joana Darc (União Brasil), que vai tentar a reeleição, também terá na eleição deste ano, mais dois defensores dos pets. Os vereadores Amauri Gomes (MDB) e Kenedy Marques (PMM) têm como carro-chefe em suas campanhas a proteção, os benefícios, atendimento aos animais de Manaus.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!