fevereiro 22, 2026 04:47

Bancada coletiva pode ser eleita pela primeira vez no AM na eleição de 2022

Ainda pouco conhecida pelos eleitores amazonenses, as candidaturas coletivas estão crescendo desde a última eleição, ocorrida em 2020, para prefeitos e vereadores. No pleito deste ano, o Amazonas pode eleger, pela primeira vez na história, um candidato com proposta de mandato coletivo para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ou na Câmara Federal.

De acordo com o novo modelo, a candidatura coletiva pode ser composta por mais de um grupo com três ou mais integrantes que, se eleitos, irão dividir a mesma vaga de deputado, bem como o salário e as reponsabilidades. A dinâmica de trabalho é dividida entre os componentes da bancada coletiva, podendo apresentar projetos juntos ou de forma intercalada e fazendo votações em decisão conjunta na Aleam ou na Câmara.

Pioneiras no sistema

O pioneirismo no sistema de mandato compartilhado ficou para a Bancada das Manas do Psol na eleição municipal de 2020, quando registraram mais de 7 mil votos, mas não conseguiram se eleger por falta de quociente eleitoral que, à época, era de 23 mil votos. A candidatura coletiva era composta por Alessandrini Silva (Advogada), Michele Andrews (produtora cultural), Val Fontes (administradora), Marklize Siiqueira e Patrícia Andrade (líder comunitária).

A volta da Bancada das Manas

Na eleição de 2022, a bancada das Manas, que trocou de partido e vai disputar a candidatura coletiva pelo PCdoB, vai tentar voos mais altos na disputa por uma das 24 vagas para deputado estadual na Aleam. O Partido Comunista do Brasil também lançou como opção a Chapa Coletiva da Juventude.

Patriotas

O Patriotas é o partido com o maior número de candidaturas coletivas para deputado estadual com três registros na Justiça Eleitoral para o pleito deste ano. Entre os mandatos coletivos estão as chapas dos Bombeiros e da Segurança. Na lista estão com Coronel Andrei e Coronel Navarro e Jonatha.

Ainda para deputado estadual, o PL registrou a candidatura coletiva Dr. Felix e Bancada Ativista.

Deputado federal

Para deputada federal, a Bancada Delas, que vai disputar a eleição pelo PSD, promete fazer a diferença na política brasileira e representar bem o Amazonas e a força da mulher amazonense na Câmara Federal. Composta por quatro agentes tutelares – Kiky Anjos, Adelyane Lobato, Rosária Bernardino e Marinez Paz – elas estão firmes e fortes na campanha eleitoral.

Kiki Anjos explicou que, embora apareça no registro da Justiça Eleitoral somente a sua foto e o número, todas as companheiras estão regularizadas e se for eleita deputada federal vai fazer um mandato em conjunto com o time. “Eu, Kiky, represento a Zona Sul, a Adelyane, a Zona Centro-Oeste, a Rosária a Zona Leste e a Marinez a zona rural. Quatro amigas conselheiras tutelares que trabalham juntas há muito tempo e resolveram levantar a bandeira da infância e da juventude ao defender a violação de crianças e adolescentes. Estamos sempre conversando e resolvemos sempre tudo em colegiado e toda decisão não será tomada apenas por mim, que estou com a foto na urna, mas como serão os projetos e como vamos fazer quando chegar em Brasília sempre falando a mesma linguagem e com o mesmo objetivo”, ressaltou.

Bancada mista

O Patriota também registrou para federal três chapas na candidatura coletiva, entre elas uma chapa mista (composta por homens e mulheres) denominada Carlos Felix e Bancada Mista, além da Tânia e Bancada da Causa Animal e Tânia e conselheiros tutelares.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!