Somente no Amazonas, mais de 2,3 milhões de eleitores estão aptos ao voto neste ano. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram divulgados pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Ainda de acordo com o Tribunal, mais de 118 milhões de eleitores brasileiros, que representam 75,52% do total do eleitorado, poderão votar nas eleições gerais de 2022 por intermédio do cadastro biométrico. O sistema identifica eletronicamente as impressões digitais do eleitor e automaticamente libera a urna para votação. A principal vantagem da votação por biometria é a segurança no momento de identificar o eleitor, impedindo que uma pessoa vote no lugar da outra.
No ranking dos Estados com o cadastro biométrico completo, o Amazonas ocupa a 15ª posição, dos mais de 2.647.748 milhões de eleitores aptos a votar em Manaus. Nos municípios do interior, 89% serão identificados por intermédio da biometria.
De acordo com o TSE, Sergipe, Paraíba e Alagoas são os Estados mais avançados na coleta da biometria, com 94% do eleitorado cadastrado.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder