fevereiro 20, 2026 18:27

Cento e dezoito candidatos estão fora do horário eleitoral gratuito no AM

Pelo menos 118 candidatos que vão disputar o pleito deste ano e solicitaram o registro na Justiça Eleitoral não vão participar do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que começa nesta sexta-feira, 26. No total 633 candidatos do Amazonas solicitaram registro nas eleições 2022.

A maioria concorre ao pleito por cinco partidos que não alcançaram a cláusula de desempenho imposta pela Justiça Eleitoral. Entre esses candidatos, uma chapa busca o governo do Estado, além de um candidato a senador e seus dois suplentes, e 88 postulantes a deputado estadual e 25 a federal.

No ranking dos partidos que estão nesta situação, o PMN concentra a maior quantidade desses candidatos, 34, seguido pelo DC, com 31, e o Agir, com 27. Na quarta posição estão o PMB, com 25, e o PCO, que lançou apenas uma candidatura.

Governo

A candidata a governadora Nair Blair (Agir) e a sua vice, Rita Nobre, mesmo partido, são a única das oito chapas que disputam o pleito para o governo do Amazonas que não tem tempo na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

Já o candidato ao Senado também pelo Agir, Peter Miranda e seus dois suplentes, Cândido Honório e Islane Tavares, também ficaram de fora do horário eleitoral.

Ex-secretário

O ex-secretário de segurança pública Coronel Amadeu, os ex-vereadores Rozenha e William Abreu e a influenciadora digital Caila Carim estão entre os 25 candidatos do PMB ao cargo de deputado estadual que não terão a exibição do seu nome e número de urna na TV e no rádio no horário eleitoral gratuito.

Vereadores

Entre os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Kennedy Marques, Rosinaldo Bual, ambos do PMN, e Raiff Matos (DC) também ficarão de fora da propaganda.

A mesma medida também vai atingir os partidos do PCB, PRTB, PSTU e UP porque não lançaram candidaturas no Amazonas nas eleições gerais 2022.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!