setembro 7, 2024 21:20

Troca de vice é cogitada por equipe de Amazonino Mendes 

O vice de Amazonino Mendes (Cidadania), Beto Michiles (PSDB), teve pedido de impugnação apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). Ele é acompanhado pela desembargadora eleitoral Carla Reis. Agora, a federação PSDB-Cidadania terá que pensar em um ‘plano B’. Michiles estava cotado para ser vice por pelo menos 1 ano antes de ser oficializado por meio de convenção em 30 de julho deste ano. 

Somente após o início da campanha eleitoral que o candidato a governador Henrique Oliveira (Podemos) entrou com o pedido de impugnação da candidatura de Beto Michiles como informado pelo Portal O Poder com exclusividade no dia 27 de agosto. O motivo principal é que o vice de Amazonino respondeu na Justiça por improbidade administrativa por despesas irregulares com assistência à saúde de parentes

A equipe jurídica de Michiles tenta reverter a decisão da desembargadora eleitoral Carla Reis alegando que a ação de improbidade administrativa não retirou o direito político do candidato. A defesa também alega que não há condenação por órgão colegiado, o que é uma alegação equivocada uma vez que ele foi condenado pela Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) em 10 de outubro de 2017. 

Pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), um candidato condenado por órgão colegiado não pode concorrer às eleições por ser inelegível. Apesar disso, a equipe jurídica de Michiles continua a insistir que o candidato não teve seus direitos políticos suspensos. O documento está aqui

Com a possibilidade de impugnação de Beto Michiles, a equipe de Amazonino já cogita a troca de vice mediante a consulta de sua equipe jurídica. A informação começou a circular nos bastidores na manhã desta quarta-feira, 7 de setembro.  

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Acervo O Poder 

 

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!