fevereiro 22, 2026 17:49

TSE aprova candidaturas de Lula e Geraldo Alckmin para disputa do pleito deste ano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, nesta quinta-feira, 8, pela aprovação da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República e de Geraldo Alckmin (PSDB) como seu vice de chapa. De acordo com o ministro e relator, Carlos Horbach, “observadas as formalidades, foram preenchidas as condições de elegibilidade”.

Na avaliação do TSE, os registros dos dois candidatos foram feitos de forma regular. Lula e Alckmin vão disputar a eleição presidencial deste ano pela Coligação Brasil da Esperança, que é composta pela Federação Fé Brasil (PT/PV/PC do B), federação PSOL/REDE, PSB, Solidariedade, Avante e o Agir.

A candidatura de Lula se tornou possível depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações dele na Lava Jato. Além de considerar que a 13ª vara de Curitiba era incompetente para julgar as ações.

Além disso, o STF também considerou que Lula não teve direito a um julgamento justo, porque o juiz Sergio Moro foi parcial na condução do processo. O ex-presidente Lula declarou R$ 7,4 milhões em patrimônio nas eleições deste ano, enquanto Alckmin afirmou possuir pouco mais de R$ 1 milhão.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Reprodução 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!