fevereiro 21, 2026 18:48

TCE determina anulação de Pregão de Nova Olinda do Norte

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE) multou o prefeito de Nova Olinda do Norte (a 130 quilômetros de Manaus), Adenilson Reis (MDB), em R$ 13,6 mil por irregularidades em um Pregão do Município. A Corte de Contas também determinou a anulação do Pregão Presencial feito pelo município. O processo nº 12.624/2022 foi apreciado nessa terça-feira, 13. 

O processo é proveniente da Representação com pedido de medida cautelar formulada pela empresa Agrícola Rio Preto Ltda contra o prefeito Adenilson Reis por supostas irregularidades no Pregão Presencial nº 18/2022 para contratação de empresas especializadas em fornecimento de grupos de geradores de interesse da prefeitura.  

A empresa alega que teve problemas para retirar o edital deste Pregão com a pregoeira responsável e que, no dia para iniciar o procedimento, houve demora na entrega do documento, impossibilitando a participação da Agrícola Rio Preto Ltda. 

“O Representante alega ter havido direcionamento do edital e transgressão à Lei nº 12.527/2011, tendo em vista a falta de transparência do certame ao não realizar a publicação do Edital em canais de acesso ao público, como o próprio Portal de Transparência do ente”, explica o conselheiro-relator. Uma medida cautelar suspendendo o pregão foi deferida. 

O prefeito Adenilson Reis alegou que a empresa requerente foi descuidada ao procurar o edital um dia antes do Pregão e que não houve danos à competitividade do certame. O gestor pediu a revogação da medida cautelar que suspendeu o Pregão. 

Para o conselheiro-relator Ari Moutinho, o cerceamento da participação da Agrícola Rio Preto Ltda. foi uma conduta que fere os princípios administrativos da transparência e da ampla publicidade. Além disso, a multa deve ser aplicada já que o prefeito Adenilson Reis não teve cuidado com a coisa pública. 

O conselheiro-relator julgou procedente a Representação da empresa Agrícola Rio Preto Ltda, determinou a anulação do Pregão Presencial nº 18/2022 e qualquer contrato decorrente em um prazo de 15 dias. 

O total da multa aplicada ao prefeito Adenilson Reis é de R$ 13.654,39. A íntegra do documento está aqui

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!