A senadora Simone Tebet (MDB-MS), que foi candidata de seu partido à Presidência da República, anunciou na tarde desta quarta-feira, 5, em live transmitida por suas redes sociais, o apoio no segundo turno a Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Simone Tebet almoçou com Lula em São Paulo e fez o anúncio às 16h.
“Não cabe a opção pela neutralidade”, disse Simone Tebet. “Ainda que mantenha as críticas que fiz, depositarei em Lula o meu voto, porque reconheço nele o compromisso com a democracia, o que desconheço no atual presidente”, afirmou a senadora.
Simone disse que chegou a ser pressionada por alguns companheiros de partido a manter a neutralidade, o que poderia facilitar compromissos políticos. “Peço desculpas a esses companheiros”, afirmou. “Se omitir seria trair minha trajetória política desde que, aos 14 anos, pedi autorização à minha mãe para ir às ruas gritar pelas Diretas Já”.
Simone Tebet foi a terceira colocada no primeiro turno, atrás de Lula e Jair Bolsonaro. Ela teve 4,2% dos votos válidos, 4,9 milhões de votos.
O MDB liberou seus filiados para apoiarem os nomes que quiserem no segundo turno. O ex-presidente Michel Temer e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, apoiarão a reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Helder Barbalho, reeleito governador do Paraná com a maior votação proporcional do país, apoiará Lula.
Com informações do Congresso Em Foco
Foto: Reprodução