O candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na reta final das eleições que decidem o segundo turno, neste domingo, 30, ganhou o apoio do primeiro-ministro de Portugal, António Costa. A gravação foi divulgada nas redes sociais do petista nesta terça-feira, 25.
“O Brasil e o mundo precisam de Lula da Silva. Lula presidente”, afirmou Costa, na condição de secretário-geral do Partido Socialista, que governa o país europeu.
Na avaliação de Costa, com Lula na presidência, o Brasil voltará a participar dos principais debates mundiais, sobre as grandes causas da humanidade, como o combate à desigualdade social, a luta pela saúde e o enfrentamento às alterações climáticas. “Estamos com saudades do Brasil das relações de amizade entre Brasil e Portugal”, afirmou. “Precisamos de um Brasil forte”, emendou.
Durante o governo de Jair Bolsonaro, o país se isolou das discussões, por discordar do posicionamento das principais nações, sobretudo as europeias. O país só manteve diálogo aberto com autocracias como a Rússia, a Hungria e a Polônia. O atual presidente brasileiro refuta, por exemplo, o aumento do desmatamento da Amazônia, apesar de todos os indicadores oficiais mostrarem destruição recorde da floresta.
Com informações do Correio Braziliense
Foto: AFP / POOL / JOHANNA GERON)