fevereiro 22, 2026 19:13

Inexpressivo no Senado, Plínio defende impeachment de ministros do STF

Sem grandes feitos pelo Amazonas em Brasília, Plínio Valério (PSDB) pediu que o Senado examine as solicitações de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Na avaliação do parlamentar, é preciso reformular o sistema de três Poderes no Brasil.

Os magistrados do STF, de acordo com Plínio Valério, foram responsáveis pela instabilidade do ordenamento jurídico no país. “Isso se deve a uma série de atos que claramente fraturaram o equilíbrio entre os três Poderes e colocaram em risco a democracia. Começam pelo desrespeito aos limites previstos para o exercício dessas prerrogativas, seguem-se o aparelhamento dos tribunais, as medidas tomadas para calar ou para comprar a mídia e as restrições às liberdades civis”, discursou o parlamentar.

Plínio disse, ainda, que apresentou a PEC 16/2019. Conforme o documento, o mandato é fixo e temporário de oito anos para os ministros, impossibilitando a recondução e modificações súbitas de entendimentos relativos a jurisprudência já consolidada e consequente segurança institucional.

Ainda de acordo com o senador, ao menos três ministros cometeram erros. “Sou favorável ao impeachment de ministros. Ao menos três deles erraram quanto à Constituição e podem ser impedidos”, declarou.

 

 

Com informações de agências

Imagens: Senado Federal

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!