O conselho político da transição para o novo governo, composto por representantes de 14 partidos, se reúnem nesta sexta-feira, 11, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. O encontro está previsto para as 10h. Participam membros de PSB, PT, Solidariedade, PV, Psol, PC do B, Rede, Agir, PROS, Avante, PDT, PSD, MDB e Cidadania.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viajou na quinta-feira (10) para São Paulo, depois de discursar no CCBB.
Também nesta sexta-feira, conforme informações do analista de política da CNN Caio Junqueira, economistas da equipe de transição realizam a primeira sua reunião, diante da reação do mercado financeiro após declarações do presidente eleito. O petista disse que a necessidade do teto de gastos deveria ser discutida.
O encontro deve discutir como viabilizar a aprovação da PEC da Transição. Até a noite de quinta-feira, 10, nenhum dos quatro nomes — Pérsio Arida, Guilherme Mello, André Lara Resende e Nelson Barbosa — haviam se posicionado sobre o tema.
O grupo comandado pela socióloga e futura primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, também se reúne nesta sexta-feira para discutir os preparativos da cerimônia de posse com representantes do cerimonial do Congresso Nacional.
A equipe também é integrada por Márcio Tavares, secretário nacional de cultura do Partido dos Trabalhadores e um dos responsáveis pelo núcleo de cultura do gabinete de transição, e por Wagner Caetano, próximo de Lula e ex-secretário nacional de Relações Político-Sociais da Presidência no governo petista.
Com informações da CNN Brasil
Foto: Reprodução