O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em seu primeiro discurso internacional, projetou que a Amazônia brasileira receba a Conferência do Clima programada para acontecer no ano de 2025. A declaração foi dada nesta quarta-feira, 16, em Sharm el Sheiki, no Egito, durante a COP-27. O evento é organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Vamos falar com o secretário-geral da ONU para que a COP de 2025 aconteça no Brasil na Amazônia, ou no Pará ou no Amazonas. Os dois estão aptos a sediar”, disse Lula, em discurso na COP-27.
De acordo com Lula, a razão para que o próximo evento do clima ocorra na Amazônia brasileira é fomentar que líderes mundiais conheçam a região presencialmente. “Será muito importante que a próxima COP aconteça na Amazônia porque será a única forma de as pessoas conhecerem de perto a realidade concreta da região, não apenas a partir de leituras”, justificou.
COP27
Ao subir no púlpito para discursar na COP-27, Lula foi recebido com aplausos por centenas de representantes da sociedade civil. O representante brasileiro prometeu uma “luta muito forte” contra o desmatamento da Amazônia.
Durante o evento, Lula também afirmou que o seu retorno à Presidência, a partir de 1º de janeiro, vai sinalizar que “o Brasil está de volta ao mundo”, começando pela agenda climática.
“O Brasil não pode ficar isolado como esteve nos últimos quatro anos, com um governo que não fez nenhum esforço para conversar com o mundo”, alfinetou.
Com informações Correio Braziliense
Foto: AFP