Após matéria do Portal O Poder, os nomes para a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para o biênio 2023-2024 começaram a surgir nos bastidores. O 1º vice-presidente, Wallace Oliveira (Pros), e o 3º vice-presidente, Caio André (PSC), são os mais novos cotados para o cargo, além de serem vistos como possíveis pacificadores no cenário político da Casa Legislativa.
Oliveira é responsável por conduzir a maior parte das sessões e das votações de Projetos de Lei (PL) do Parlamento Municipal durante a gestão de David Reis (Avante). O atual presidente dificilmente aparece no plenário Adriano Jorge para conduzir a Mesa Diretora, deixando o serviço para o vereador.
Wallace Oliveira conseguiu conduzir as sessões de forma tranquila, apesar das discussões calorosas, sem manchar sua reputação por causa dos escândalos envolvendo a presidência de Reis. O vice-presidente da Câmara também assumiu a Prefeitura de Manaus em dois períodos diferentes do ano de 2022, enquanto o prefeito cumpria agenda fora da cidade.
Caio André também conduz as sessões e votações quando Oliveira não pode assumir. Ex-secretário de Governo, ele é líder de Wilson Lima (União Brasil) dentro da Casa Legislativa, facilitando a entrega de demandas do Parlamento Municipal. Nesta “corrida”, o parlamentar é bem relacionado e conta com o apoio de, ao menos, nove vereadores para a candidatura à presidência.
A divisão na base do prefeito aconteceu após David Reis começar a se movimentar para mudar o Regimento Interno e cravar uma reeleição na Casa Legislativa, mantendo-se no cargo por mais dois anos. Porém, a iniciativa não agradou a uma parcela de vereadores. Como resultado, Marcelo Serafim (Avante) e Everton Assis (União Brasil) deixaram a liderança do prefeito.
A votação para presidência da CMM deve acontecer em 5 de dezembro, conforme estipulado pelo Regimento Interno.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder