A criação de uma secretaria de Políticas Indígenas no Amazonas foi proposta pelo deputado Belarmino Lins (PP), que apresentou requerimento de Moção de Apelo ao governador Wilson Lima (União Brasil), pleiteando a criação da secretaria. Atualmente, o Amazonas é o Estado que concentra o maior número no Brasil de etnias indígenas, com mais de 200 mil índios vivendo em seu território.
Na avaliação do deputado, a criação da Secretaria de Políticas Indígenas será importante para que o Estado possa cuidar e defender a população indígena que vive no Amazonas. “O governo federal, por meio do no novo presidente eleito pelo povo brasileiro, Lula, tem anunciado de forma permanente que há a perspectiva de criação do Ministério dos Povos Originários. Isto representa oportunizar que os indígenas do Brasil tenham um ministério para cuidar das suas políticas públicas. E não seria diferente se o Amazonas vier adotar uma postura semelhante a do governo federal em criar a secretaria de Políticas Indígenas por representar o estado com maior população indígena do Brasil com mais de 200 mil pessoas”, destacou.
O parlamentar relembrou que o Amazonas já teve uma secretaria de Assuntos Indígenas, com secretário da pasta o líder indígena Jucinaldo. O requerimento de autoria de Belarmino Lins cita dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 que apontam que o Amazonas tem grande parte da população indígena morando em Manaus.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução