O Palácio do Planalto voltou a ter problemas na área de informática. Foi nessa segunda-feira, 5, quando um sistema interno parou e os funcionários ficaram sem poder acessar a rede do governo federal que integra processos administrativos, ofícios e outros documentos.
A coluna teve acesso a um comunicado enviado aos servidores no qual a Secretaria Especial de Administração, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência, dizia tratar-se de uma “instabilidade momentânea”.
Em nota, a própria Secretaria-Geral confirmou a queda da rede e disse que a causa foi “um problema de configuração em um dos servidores”.
A instabilidade, de acordo com a pasta, “afetou apenas os acessos feitos na rede interna da Presidência da República e foi completamente sanada por volta das 13 horas”. A nota garante que não houve “comprometimento de documentos, arquivos ou mensagens”.
O Sistema Único Eletrônico em Rede, foco do problema, foi lançado pelo governo federal em 2020 para integrar documentos de todos os órgãos da administração direta e indireta, como ministérios, universidades e fundações. Até então, o fluxo não era completamente integrado.
É a segunda vez em menos de um mês que a rede da Presidência enfrenta intercorrências. Há algumas semanas, a coluna trouxe a notícia de que, em razão de uma suposta tentativa de roubo de dados, a coordenação da área de informática avisou que seria preciso formatar computadores – ou seja, apagar todo o seu conteúdo.
A situação, ocorrida logo após a derrota do presidente Jair Bolsonaro nas urnas, gerou em parte dos funcionários da área a suspeita de que poderia se tratar de um plano para apagar arquivos considerados sensíveis. O Ministério Público Federal abriu um procedimento para apurar o episódio.
Da Redação com informações de Metrópoles
Foto: Pedro França/Agência Senado