fevereiro 22, 2026 19:00

Em reunião, Lula pede pressa para entregar obras, afina discurso e evita caso Daniela Carneiro

Durante a primeira reunião de alinhamento com os 37 ministros, concluída há pouco, o presidente Lula (PT) pediu de seus auxiliares um balanço das pastas e cobrou celeridade para retomada de programas e entrega de obras. A ideia do petista é fazer duas visitas a estados, ainda indefinidos, antes de sua viagem para a Argentina, no dia 23 de janeiro.

Um dos programas que terão prioridade de execução é o Minha Casa, Minha Vida, que este ano terá uma injeção de capital de até R$ 23 bilhões após a aprovação da PEC da Gastança. “Vamos hierarquizar pelo maior percentual de execução para o menor para fazer entregas [de obras e programas] o mais rápido possível”, disse o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em entrevista coletiva após o encontro.

Também se estabeleceu que o ministro da Casa Civil iniciará, na próxima segunda-feira, 9, um levantamento de agendas prioritárias em cada pasta, que será despachado com o presidente em duas semanas. Na ocasião, Lula pretende bater o martelo sobre as pautas e definir um cronograma.

Costa foi escalado para resumir a reunião à imprensa, os demais ministros sinalizaram ao sair que o chefe da Casa Civil falaria por todos. Dessa forma, o presidente conseguiu evitar pronunciamentos contraditórios, como ocorreu na última semana. Um exemplo foi o do ministro da Previdência, Carlos Lupi, que defendeu uma reforma do INSS, sem combinar previamente com o Palácio do Planalto.

Com informações de O Antagonista

Foto: Adriano Machado/O Antagonista

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!