A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que negocia a antecipação da entrega pela Pfizer de vacinas pediátricas contra a Covid-19. De acordo com ela, há um contrato em andamento, com previsão de entrega no final de janeiro, de 4,2 milhões de doses para crianças de seis meses a quatro anos de idade, e de mais quatro milhões para o público de 5 a 11 anos.
O assunto está sendo tratado em reuniões diretas do novo governo com representantes da Pfizer. A negociação ganha importância porque há desabastecimento dos estoques pediátricos, segundo a secretária. Na contramão, há doses disponíveis em estoque para a vacinação de adultos. Apesar disso, Maciel avaliou a atual cobertura vacinal como “lastimável”.
“Nós estamos recebendo uma cobertura no Brasil bastante preocupante. A cobertura de duas doses não chega a 80%, e a cobertura do que nós consideramos do esquema de duas doses mais a de reforço não chega a 50%. Isso é gravíssimo, principalmente nesse cenário que se apresenta de uma nova variante”, afirmou.
Com informações de O Tempo
Foto: Reprodução