novembro 24, 2024 11:35

Programa Mais Médicos também vai atender tribos indígenas do Amazonas

O Ministério da Saúde vai publicar ainda nesta semana um edital do Programa Mais Médicos para a contratação de profissionais que vão atuar no território Yanomami, em Roraima, onde os indígenas sofrem com sérios problemas de desnutrição. O programa também vai atender as etnias que vivem no Amazonas.

Na avaliação do advogado Yura Ni-Nawavo Marubo, que faz a assessoria jurídica da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, a medida do governo federal vai melhora o combate as doenças nos indígenas amazonenses.

“As inscrições via Ministério da Saúde, aberto para o Brasil todo e depois haverá distribuição dos médicos inscritos para todo o país e principalmente para atender as populações indígenas nesse primeiro momento. Esse programa chega num momento muito delicado para os povos indígenas uma vez que há uma defasagem total por falta deste profissional dentro das terras indígenas e nos postos indígenas. Faltam profissionais em todo o país e  no Amazonas é muito mais delicado por conta da questão geográfica e logística”, afirmou.

Yura Ni-Nawavo afirmou ainda que, os postos que no passado foram ocupados pelos médicos cubanos no passado quando Lula foi presidente fizeram um excelente trabalho. “No entanto, no governo Bolsonaro todos foram demitidos e também não de teve o cuidado de colocar o substituto por um médico brasileiro conforme as políticas e diretrizes desse governo que passou. Como não foi colocado ficou essa lacuna e com essa lacuna veio essa devastação e essa catástrofe que estamos presenciando ao vivo todos os dias. Então, esse programa do governo acerta novamente e eu acredito que mesmo que as inscrições sejam poucas por conta das vaidades dos médicos e da questão da logística, ainda sim haverá médicos que queiram enfrentar esse desafio. Com a contratação dos médicos cubanos poderemos sim novamente contar com esse profissional dentro das terras indígenas. Espero que isso ocorra o mais rápido possível para que possamos estancar de falta efetiva essa falta de profissional”, destacou.

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

 

 

 

 

 

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!