fevereiro 7, 2025 02:25

David Almeida em busca de um ‘novo elo’ para relação com CMM

David Almeida (Avante) abriu os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira, 6, numa situação inédita: pela primeira vez, desde que assumiu o comando da prefeitura da capital amazonense, o prefeito entra na Casa em situação meio adversa, sem seu principal apoiador na cadeira da presidência, hoje ocupada pelo vereador Caio André (PSC).

Logo que assumiu, David conseguiu emplacar o xará, David Reis (Avante), na presidência da CMM.

No entanto, a gestão de Reis ficou marcada por uma série de polêmicas relacionadas aos contratos firmados e, ainda, por ser um ‘puxadinho’ da Prefeitura de Manaus.

Em seu terceiro ano à frente da Prefeitura, David vai encarar uma Câmara mais independente.

Ainda que em consonância com os anseios do prefeito, que tem maioria na Casa, é sabido que a vitória de Caio André significa, sobretudo, mais uma vitória de Wilson Lima (União Brasil) no cenário político local.

O candidato do prefeito era o vereador Elan Alencar (Pros). Ele que, agora, pode ser a ponte direta da CMM com a Prefeitura.

Nos bastidores, há indícios de que o parlamentar pode deixar a Casa para assumir a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (ManausCult).

O nome de Elan é bem aceito entre os vereadores que veem a pasta como peça-chave  importante para que ‘entrem’ em bairros e comunidades promovendo seus festejos, marcando território para as próximas eleições.

Essa ‘ponte’ foi confirmada pelo próprio parlamentar que disse ao Portal O Poder, na quinta-feira,3, que seu nome foi emplacado pelos próprios colegas de parlamento. Agora, Elan disputa a cadeira da ManausCult com mais três figuras: a vice-presidente da Fundação, Oreni Braga; o ex-deputado estadual Tony Medeiros (PL) e o vereador Alonso Oliveira (Avante), que deixou a presidência do órgão há menos de um mês.

Enchendo a bola

Ao elencar uma série de avanços que Manaus obteve nos dois últimos anos e as “grandes obras na área da infraestrutura” que estão por vir, David Almeida ‘encheu a bola’ dos 41 vereadores da CMM.

Além de mencioná-los um a um, David destacou que a posição do parlamento em relação aos pedidos da administração municipal contribuíram para que a cidade se destacasse nacionalmente, como na área da Saúde, onde Manaus é conhecida como a capital brasileira com a melhor saúde pública na atenção primária do país.

“Quando os políticos brigam, quem sofre é o povo. Quando se unem, o povo é beneficiado. É por isso que eu me uni com o governador e aproveito aqui para agradecer a esta Casa pelo suporte que me deu nos dois últimos anos. Obrigada a todos os vereadores. Se a Prefeitura tem índices positivos, eu divido com os servidores municipais e com cada um de vocês”, falou o prefeito.

Líder do prefeito David Almeida na Câmara Municipal, o vereador professor Fransuá (PV), afirmou que a Casa Legislativa é um local de divergências pelo sistema democrático, mas o objetivo será buscar o diálogo para oferecer o melhor para a cidade.

“Nós temos diversas opiniões, diferentes inclusive, antagônicas, mas algumas são opiniões muito parecidas para assuntos de interesse público. O parlamento é o local para essa discussão no sentido de oferecer o melhor para a nossa cidade. Temos que contribuir, independente da nossa posição política, para essa harmonia, para que a gente consiga entregar coisas positivas para a cidade”, afirmou o vereador.

 

Da Redação

Foto: Divulgação/Semcom

 

 

Últimas Notícias

Polícia prende militares que usavam voos da FAB para transportar drogas

Três militares da Força Aérea Brasileira foram presos em uma investigação da Polícia Civil do Amazonas sobre tráfico de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!