David Almeida (Avante) abriu os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira, 6, numa situação inédita: pela primeira vez, desde que assumiu o comando da prefeitura da capital amazonense, o prefeito entra na Casa em situação meio adversa, sem seu principal apoiador na cadeira da presidência, hoje ocupada pelo vereador Caio André (PSC).
Logo que assumiu, David conseguiu emplacar o xará, David Reis (Avante), na presidência da CMM.
No entanto, a gestão de Reis ficou marcada por uma série de polêmicas relacionadas aos contratos firmados e, ainda, por ser um ‘puxadinho’ da Prefeitura de Manaus.
Em seu terceiro ano à frente da Prefeitura, David vai encarar uma Câmara mais independente.
Ainda que em consonância com os anseios do prefeito, que tem maioria na Casa, é sabido que a vitória de Caio André significa, sobretudo, mais uma vitória de Wilson Lima (União Brasil) no cenário político local.
O candidato do prefeito era o vereador Elan Alencar (Pros). Ele que, agora, pode ser a ponte direta da CMM com a Prefeitura.
Nos bastidores, há indícios de que o parlamentar pode deixar a Casa para assumir a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (ManausCult).
O nome de Elan é bem aceito entre os vereadores que veem a pasta como peça-chave importante para que ‘entrem’ em bairros e comunidades promovendo seus festejos, marcando território para as próximas eleições.
Essa ‘ponte’ foi confirmada pelo próprio parlamentar que disse ao Portal O Poder, na quinta-feira,3, que seu nome foi emplacado pelos próprios colegas de parlamento. Agora, Elan disputa a cadeira da ManausCult com mais três figuras: a vice-presidente da Fundação, Oreni Braga; o ex-deputado estadual Tony Medeiros (PL) e o vereador Alonso Oliveira (Avante), que deixou a presidência do órgão há menos de um mês.
Enchendo a bola
Ao elencar uma série de avanços que Manaus obteve nos dois últimos anos e as “grandes obras na área da infraestrutura” que estão por vir, David Almeida ‘encheu a bola’ dos 41 vereadores da CMM.
Além de mencioná-los um a um, David destacou que a posição do parlamento em relação aos pedidos da administração municipal contribuíram para que a cidade se destacasse nacionalmente, como na área da Saúde, onde Manaus é conhecida como a capital brasileira com a melhor saúde pública na atenção primária do país.
“Quando os políticos brigam, quem sofre é o povo. Quando se unem, o povo é beneficiado. É por isso que eu me uni com o governador e aproveito aqui para agradecer a esta Casa pelo suporte que me deu nos dois últimos anos. Obrigada a todos os vereadores. Se a Prefeitura tem índices positivos, eu divido com os servidores municipais e com cada um de vocês”, falou o prefeito.
Líder do prefeito David Almeida na Câmara Municipal, o vereador professor Fransuá (PV), afirmou que a Casa Legislativa é um local de divergências pelo sistema democrático, mas o objetivo será buscar o diálogo para oferecer o melhor para a cidade.
“Nós temos diversas opiniões, diferentes inclusive, antagônicas, mas algumas são opiniões muito parecidas para assuntos de interesse público. O parlamento é o local para essa discussão no sentido de oferecer o melhor para a nossa cidade. Temos que contribuir, independente da nossa posição política, para essa harmonia, para que a gente consiga entregar coisas positivas para a cidade”, afirmou o vereador.
Da Redação
Foto: Divulgação/Semcom