fevereiro 6, 2026 14:37

David Almeida conquista maioria das comissões na CMM

A disputa pelo poder interno da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ganhou mais um capítulo com as definições das comissões da Casa Legislativa nesta terça-feira, 07. David Almeida (Avante) “correu atrás do prejuízo” e reorganizou a base no Parlamento Municipal. 

Ano passado, a base do prefeito no Parlamento rachou quando parte dos vereadores não aceitou a manobra de David Reis (Avante) para permanecer na presidência. Como consequência, o candidato de David Almeida, Elan Alencar (Pros), não venceu a eleição da CMM, tendo perdido para Caio André (PSC). 

O episódio parece ter sido superado por David Almeida que conseguiu que os remanescentes de sua base que votaram em Elan Alencar conquistassem a presidência de boa parte das comissões da Casa Legislativa. Das 24 Comissões, incluindo a de Comendas, apenas cinco ficaram com vereadores que votaram em Caio André. 

Uma das comissões mais importantes do Parlamento Municipal, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), ficou sob a presidência de Gilmar Nascimento (União Brasil) e da vice-presidência de Fransuá (PV), o atual líder de David Almeida na Câmara. A CCJ é responsável por avaliar a constitucionalidade de todos os projetos de leis municipais que tramitam pela Casa. 

Já o novo presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) é o vereador Marcel Alexandre (Avante). A vice-presidência ficou com Joelson Silva. A comissão analisa os projetos de lei de orçamento da Prefeitura e promove audiências públicas sobre o assunto. Ambos parlamentares também exerceram cargos importantes nas Legislaturas antigas, quando Arthur Neto (PSDB) era prefeito. Silva era presidente e Alexandre líder do prefeito no Parlamento. 

Veja a lista completa das comissões aqui

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral determina saída de mais da metade dos vereadores de Manaquiri após cassação

Seis vereadores do município de Manaquiri que tiveram os mandatos cassados após decisão por fraude à cota de gênero...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!