abril 29, 2025 08:11

De 10, apenas 3 novatos propõem leis no início da 20ª legislatura da Aleam

As atividades parlamentares de 2023 iniciaram, de fato, na segunda-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A 20ª legislatura da Casa conta com 10 estreantes no parlamento.

No entanto, até esta sexta-feira, 10, apenas três deles demonstraram estar com ‘sede’ do novo cargo e já propuseram leis para que fosse tramitada na Casa. Débora Menezes (PL), Comandante Dan (PSC) e Thiago Abrahim (União Brasil), foram os únicos que registraram matérias propostas, segundo o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Juntos, o trio apresentou sete Projetos de Lei (PLs) na Aleam. Débora propôs quatro; Dan, dois; e Abrahim, um.

Ainda que alguns seja de pouco relevância para a sociedade em geral, como os que pede que o brado ‘Selva’ e a saudação ‘A paz do Senhor Jesus’ tornem-se Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado, a ação dos parlamentares já demonstra que eles querem imprimir suas identidades na Casa e, ainda, como explicou o analista político Helso Ribeiro, entrar na estatística do parlamento com um bom número de produção legislativa.

“Os parlamentares vão poder alegar que trabalharam bastante, que foram deputados propositivos”, explicou o analista sobre a quantidade de PLs apresentados numa legislatura.

A maior bancada da Aleam, o União Brasil, conta com seis parlamentares. Três deles, novatos: Dr George Lins, Mário César Filho e Thiago Abrahim. Apenas este último apresentou uma ementa que busca alterar o art. 1º da Lei Promulgada n. 2031, de 16 de setembro de 2014, que refere-se ao desconto no IPVA.

“Minha proposta é que os descontos, atualmente, de 10%, 15% e 20% sejam concedidos de forma automática a você que respeita as leis de trânsito e não mais com solicitação prévia”, disse o deputado.

O Avante, que tem a segunda maior bancada, é formado na maioria por novatos. Dos quatro deputados, apenas Abdala Fraxe já tem experiência na Casa. Mayra Dias, Wanderley Monteiro e Daniel Almeida não apresentaram nenhum PL nesta primeira semana.

Daniel, que é irmão do prefeito David Almeida (Avante), inclusive, já havia colocado a “falta de experiência” como argumento para que os novatos ficassem de fora da Mesa Diretora da Aleam.

“Não ter nenhum novato é coerência. A gente não vai assumir uma responsabilidade grande, no primeiro mandato, sendo que tem pessoas mais experientes que a gente. O lugar é dos mais experientes primeiro”, disse o deputado, no dia da aclamação da Mesa que manteve Roberto Cidade (União Brasil) como presidente da Casa.

Do MDB e do PMB, respectivamente, Cristiano Dângelo e Rozenha também não apresentaram PLs na primeira semana de atividade legislativa deste ano.

 

Rosianne Couto, O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro, do Portal O Poder

Últimas Notícias

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!