Roraima – Nas primeiras horas desta sexta-feira, 10, a Polícia Federal deflagrou a operação ‘BAL’, que tem como um dos alvos Vanda Garcia, Irmã do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP). Os policiais investigam uma organização criminosa que coordenaria um esquema de lavagem de dinheiro fruto do comércio de ouro ilícito.
Segundo informou a PF, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens, em Roraima e em Pernambuco, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal.
Vanda é investigada como uma participante do esquema de lavagem de dinheiro oriundo da venda de ouro ilícito. O irmão dela, o governador Antonio Denarium, sancionou duas leis no ano passado beneficiando diretamente a classe dos garimpeiros. No entanto, ele não é um dos alvos da PF.
O Poder tenta contato com a irmã do governador para posicionamento sobre o possível envolvimento dela na organização criminosa.
Início da investigação
Conforme a PF, as investigações tiveram início com o recebimento de informações acerca de uma abordagem da PRF a um dos suspeitos em uma rodovia do estado. Durante a ação de rotina, os policiais verificaram inconsistências na narrativa dos passageiros de um veículo, os quais tentaram ocultar uma viagem recém-realizada a Rondônia e encaminharam os fatos à Polícia Federal.
Análises da PF indicaram envolvimento do passageiro com outros suspeitos já investigados em outros procedimentos e conseguiram revelar um esquema que teria movimentado R$ 64 milhões em pouco mais de dois anos.
Os valores seriam oriundos da compra e venda de ouro ilegal e contaria com o uso de empresas de fachada, que buscariam dar aspecto de legalidade às transações financeiras.
Suspeitos receberiam valores de diversos financiadores pelo Brasil e sacariam ou transfeririam os valores para pessoas e empresas no estado de Roraima, as quais seriam responsáveis pela compra de ouro ilegal.
Da redação
Foto: Divulgação