Roraima – Em nota divulgada na noite dessa sexta-feira, 24, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) afirmou preocupação a ida do senador Chico Rodrigues (PSD) ao Território Indígena Yanomami, no final de semana passado.
A viagem à região ocorreu poucos dias após o senador Chico Rodrigues ser escolhido presidente da Comissão Externa que cuida dos assuntos do povo Yanomami.
Sem o consentimento dos indígenas, o parlamentar foi acompanhar de perto a situação crítica dos Yanomami, no entanto, está sendo duramente criticado pelas entidades representativas dos povos indígenas.
“A fundação recebeu com preocupação a notícia de ida intempestiva de senadores à terra indígena, sem comunicação prévia, sem notícias sobre a programação, em desacordo com a Portaria Conjunta nº 01/2023, e principalmente, sem a anuência dos Yanomami”, cita trecho da nota.
Saída dos senadores
Pelo menos duas entidades representativas dos povos indígenas emitiram nota de repúdio e pedindo a saída imediata dos senadores Mecias de Jesus, Chico Rodrigues e Hiran Gonçalves da Comissão Externa que cuida dos assuntos referente aos Yanomami.
Segundo as entidades, os três parlamentares são favoráveis a classe dos garimpeiros e nunca fizeram nada pelos povos indígenas de Roraima.
Da redação
Foto: Divulgação