fevereiro 22, 2026 03:28

MPF investiga mineração ilegal no Parque Nacional do Pico da Neblina

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da procuradora da República Cecília Vieira de Melo Sá, decidiu pela instauração de um inquérito civil com o intuito de investigar a mineração ilegal que acontece no interior do Parque Nacional do Pico da Neblina, o que, segundo a Portaria do órgão, tem inviabilizado a pavimentação da BR-307 no Amazonas.

O território do parque está distribuído entre os municípios de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira. Criado em 1979, o Parque Nacional do Pico da Neblina tem como objetivo preservar a riqueza natural intocada da região, além de proteger uma amostra representativa do ecossistema amazônico.

A decisão da procuradora veio após o esgotamento do prazo de tramitação do procedimento preparatório solicitado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), quando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não respondeu aos questionamentos do MPF.

Agora, conforme a Portaria, a investigação acerca da mineração ilegal na área do Parque Pico da Neblina “vai coletar elementos para subsidiar eventuais ações judiciais ou providências extrajudiciais que se revelarem necessárias”.

 

Da Redação, Portal O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!