setembro 7, 2024 20:49

Wilson Lima comemora avanço das obras do Centro de Prevenção do Câncer Uterino

O início do mês está sendo marcado pelo lançamento da programação do Março Lilás, promovida pelo Governo do Amazonas. A abertura da campanha contou com a presença do governador Wilson Lima (UB), que comemorou o avanço das obras do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu).

“É uma obra da qual a gente se orgulha muito”, destacou Wilson na ocasião.

Segundo dados repassado pela Comunicação do Estado, a obra está com 38,75% de execução e deve ser entregue no primeiro semestre deste ano. A ginecologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Mônica Bandeira de Mello, mais otimista, já acredita que final de maio o prédio esteja apto a atender as mulheres do Estado.

“O que acontece hoje aqui é o símbolo vital do verdadeiro combate do câncer do colo de útero e que vai fazer muita diferença na vida das mulheres do Amazonas. O senhor vai ficar marcada na história com a construção e entrega do Cepcolu”, ressalta a médica.

O Cepcolu é um prédio integrado à FCecon.

Durante o lançamento do Março Lilás, o governador anunciou que serão intensificadas a realização de exames e consultas ginecológicas no Hospital Delphina Aziz.

O Março Lilás foi instituído em 2019, primeiro da gestão do governador, e faz parte do calendário oficial de eventos do Amazonas. Em 2023, o tema é “Ame-se. Evite o câncer de colo de útero” e contará com diversas ações voltadas à prevenção da doença.

Inédito

Aproveitando a pauta Saúde, o governador Wilson Lima anunciou que, neste sábado, 4, será realizado pela primeira vez, no Delphina Aziz, a cirurgia para um implante coclear. O procedimento será realizado numa criança de três anos de idade.

 

Rosianne Couto, para o Portal O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder

 

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!