janeiro 20, 2026 14:33

Aleam será a primeira do Brasil a ter Centro Médico com todas as especialidades, diz Roberto Cidade

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) será a primeira do Brasil a oferecer no Centro Médico Luiz Carlos Avelino consultas em todas as especialidades para os servidores e familiares. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Roberto Cidade (União Brasil), durante Cessão de Tempo para que a diretoria da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) apresentasse as demandas referentes à prevenção e detecção precoce do câncer de colo de útero no Estado.

De acordo com Roberto Cidade, atualmente o Centro oferta atendimento com especialistas de fisioterapia, cardiologia, ortopedia, fonoaudiologia, nutricionista, psicologia, pediatria, ginecologia, endocrinologia, neurologia e odontologia, além de clínico geral. “Nós iremos ter as consultas médicas aqui de todas as áreas. Todos os deputados poderão contribuir e será um marco. Faremos uma licitação para contratar exames com médicos para áreas especificas”, afirmou.

De acordo com o diretor de Saúde da Aleam, Arnoldo Andrade, atualmente são oferecidas consultas nas áreas de clinica geral, cardiologia, ortopedia e ginecologia, além de atendimentos de nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, psicologia e odontologia. O médico lembra que há necessidade de outras áreas para dar continuidade ao atendimento.

“Temos serviço de psicologia excelente, mas me falta o psiquiatra para poder dar todo apoio de alguns tipos de tratamento. Preciso também, para o universo das mulheres, de uma gineco-obstetra para preventivos e acompanhamento das doenças do sexo feminino. Preciso de um urologista para fazer frente aos homens. Nós fazemos uma semana importante voltada para a saúde do homem na qual buscamos trabalhar a educação de saúde e fazer a prevenção para que as doenças sejam detectadas na fase inicial e, a partir daí, possamos resolver o problema do paciente”, destacou o médico.

Arnoldo Andrade confirmou que o presidente da Aleam já autorizou e que eles estão correndo para vencer a burocracia. “Logo teremos o nosso Centro Médico, que, na verdade, será uma Policlínica com atividades estarão à disposição dos nossos colaboradores e dos seus familiares”, disse.

Atendimentos

Somente em 2022, o Centro Médico da Aleam realizou mais de 50 mil atendimentos médicos entre consultas com clínico geral, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Além disso são realizadas campanhas anuais como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

Com as novas especialidades e os serviços ampliados, as campanhas anuais também serão reforçadas, como o “Setembro Amarelo”, de combate ao suicídio.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Estados da oposição foram os mais dependentes da União em 2025

Os estados governados por partidos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraram, em 2025, a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!