A população agiu rápido e prestou os primeiros socorros para as vítimas de um deslizamento de terra que atingiu casas no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. O incidente deixou oito mortos na noite de domingo, 12. A demonstração de solidariedade dos moradores na busca de sobreviventes foi fundamental antes da chegada do Corpo de Bombeiros, que trabalhou no resgate durante a madrugada.
O governador Wilson Lima (União Brasil) e o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) também estiveram no local e prestaram apoio para as vitimas e aos moradores que foram considerados verdadeiros heróis pelos governantes estadual e municipal.
De acordo com as autoridades, o deslizamento do barranco atingiu mais de dez casas e foi causado pela forte chuva que atingiu Manaus durante quase todo o domingo. A Defesa Civil também registrou ruas alagadas e outros deslizamentos de terra na cidade.
O governador Wilson Lima afirmou que mais de 40 homens das forças de segurança pública e da Defesa Civil estiveram no local. “São equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além de homens da Polícia Militar, psicólogos e assistentes sociais. É um local de difícil acesso, muito complicado chegar com equipamento, mas já estamos com iluminação e vamos trazer mais suporte para auxiliar nas buscas”, afirmou.
Os trabalhos de buscas devem continuar durante o dia de hoje no local, que ainda tem muita lama e entulho.
Augusto Costa, para O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro