janeiro 19, 2025 00:47

Ibaneis retorna ao cargo de governador do Distrito Federal

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fez, nesta quinta-feira, 16, o primeiro discurso oficial após retornar ao cargo. Ele afirmou que não se comunicou com qualquer integrante do governo durante os 64 dias afastado.

“Volto com o coração limpo, a cabeça tranquila e a convicção de que temos muito a fazer pelo Distrito Federal”, declarou.

O governador ainda agradeceu a sua sucessora no período que ficou afastado. “Não posso deixar de agradecer a Celina. Ela assumiu o governo em momento de dificuldade, tocou a cidade com todo carinho e toda força. Não é à toa que o nome dela tem ‘Leão’”, afirmou.

Além disso, o chefe do Palácio do Buriti comemorou o fato de retornar. “Estou muito feliz. Acho que sou a única pessoa que conseguiu tomar posse três vezes no Palácio do Buriti”.

Afastamento

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, revogou o afastamento de Ibaneis na quarta-feira, 15, após 65 dias, desde que o emedebista foi afastado do cargo de governador, por 90 dias, após decisão do ministro do STF. A medida acabou confirmada, posteriormente, pelo Plenário da Corte.

O afastamento ocorreu no âmbito das investigações sobre suposta omissão ou conivência de autoridades em relação à invasão e depredação dos prédios do STF, Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, em 8 de janeiro. Ibaneis continua como investigado no processo e considerou o afastamento “necessário”.

O governador afirmou que a invasão dos prédios do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto foram “significativos para a história do país”. “Tenho respeito por todas as autoridades, por tudo que aconteceu. Recebi afastamento pelas mãos do ministro Moraes com respeito, paciência, resiliência, sabendo do carinho que a população tem por mim. Mas eu sabia, também, da importância de tudo o que aconteceu. Estou consciente de que precisamos virar a página de nossa cidade, do nosso país e que precisamos viver tempo de paz. É hora de cuidar da vida das pessoas”, completou.

Retorno ao Buriti

Ao chegar ao Palácio do Buriti, para a coletiva de imprensa, Ibaneis foi ovacionado por apoiadores. “É com muita alegria que volto ao Palácio do Buriti. É uma alegria ter o Sandro Avelar como secretário de segurança. Ele havia sido convidado por mim para ser o secretário. Veio assumir o cargo em momento de dificuldade e está com maestria na secretaria. Ele vai continuar até o dia que quiser”, afirmou o governador.

 

 

Da Redação, com informações Metrópoles

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!