maio 15, 2025 13:36

Rafael Grummt assume delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal

Para atuar na prevenção e repreensão das ações delituosas cometidas por meios tecnológicos, o delegado da Polícia Federal do Amazonas, Rafael Furtado Grummt, vai exercer o cargo de substituto eventual do chefe da delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dciber), da Delegacia Regional de Polícia Judiciária da Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas.

Além de crimes cibernéticos relacionados a instituições bancárias, a Policia Federal irá intensificar a repressão a diversos outros crimes praticados no ambiente virtual, como a pornografia infantil, contra instituições públicas, setor varejista, operadoras de telefonia, telecomunicações, entre outros.

O órgão já vem combatendo esses crimes por meio dos rastros que os criminosos deixam e procedido com a responsabilização dos autores a partir de investigações.

Os crimes considerados cibernéticos são fraude por e-mail e pela internet; fraude de identidades (onde informações pessoais são roubadas e usadas), roubo de dados financeiros ou de pagamento com cartão; roubo e venda de dados corporativos; ciberextrorção (exigir dinheiro para evitar um ataque ameaçado).

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro

Últimas Notícias

STF condena Zambelli a 10 anos de prisão

A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou por unanimidade a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!