O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), cobrou o Governo Federal, por intermédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para que atue efetivamente na recuperação dos trechos da BR-319 prejudicados com a queda de duas pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, no ano passado.
“Nos reunimos com representantes do Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Autazes, Nova Olinda do Norte e Manaquiri, municípios diretamente atingidos pela queda das pontes, que vieram nos falar sobre a angústia das mais de 200 mil pessoas que foram atingidas por esse ocorrido. O Dnit precisa informar sobre o andamento das licitações para a construção das novas pontes e também sobre o trabalho paliativo que está sendo pensado para aquele local. Não pode, simplesmente, sumir e deixar os representantes legais sem nenhuma informação sobre o que está sendo programado”, afirmou.
O presidente da Aleam afirmou que a Defesa Civil do Estado foi acionada para que desse seu parecer sobre a tramitação da recuperação dos trechos afetados. “Entrei com contato com o secretário da Defesa Civil e ele se colocou à disposição para fazer os devidos esclarecimentos e também para provocar o Dnit quanto às respostas que buscamos. O presidente da Comissão de Transportes da Aleam, deputado Carlinhos Bessa está elaborando um requerimento para que o Luciano Moreira venha a essa casa. O Dnit precisa se explicar, dar satisfação ao legislativo. Não pode simplesmente desmarcar, como fez na semana passada, quando os deputados de Roraima estiveram aqui para tratar sobre a BR-174. Se não vier a convite vamos convocar. O Dnit precisa dar satisfações. São mais de 200 mil amazonenses prejudicados”, destacou.
A queda da ponte sobre o rio Curuçá, no município Careiro da Várzea, causou quatro mortes e deixou mais de 20 feridos.
Da Redação, com informações da assessoria
Ilustração: Neto Ribeiro