janeiro 13, 2026 15:10

Brena x Bi: vereadora insiste em transparência e TCE acata

Desde o início do ano cobrando do prefeito Bi Garcia (União Brasil) por mais transparência nas ações que comanda à frente do município de Parintins, a vereadora Brena Dianná (União Brasil) teve, mais uma vez, uma Representação contrária ao gestor municipal atendida pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Ela, que no início de fevereiro já havia conseguido uma representação contra Bi Garcia, expondo irregularidades no Portal da Transparência, repetiu o feito nesta terça-feira, 28.

O Diário Oficial do órgão de controle, traz na edição desta data o resultado do julgamento do documento apresentado pela parlamentar, onde cobra que as determinações feitas Tribunal de Contas sejam colocadas, de fato, em prática. Brena denuncia uma “possível violação do direito à informação” sobre licitações, contratos e demonstrativos contábeis referentes à gestão de Bi Garcia no ano passado.

O documento, assinado pelo conselheiro-relator Josué Neto, determina que a Prefeitura de Parintins, num prazo de 30 dias, ” complemente as informações referentes aos contratos no Portal da Transparência, que deverá atender integralmente à Lei nº 12.527/2011, à Lei
Complementar nº 101/2002 e à Lei Complementar nº 131/2009, devendo o Ente Municipal, no mesmo prazo, encaminhar a esta Corte de Contas o comprovante de cumprimento da determinação, sob pena de aplicação de multa”.

O relatório do Tribunal do Pleno pode ser lido, integralmente, AQUI.

 

Da Redação O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder

Últimas Notícias

Com duplas Fachin-Moraes e Nunes-Mendonça, STF e TSE terão perfis distintos no ano eleitoral

As duas principais Cortes que podem analisar questões relacionadas às eleições terão formações com perfis distintos em seus comandos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!