fevereiro 22, 2026 07:04

Fusão com Solidariedade faz vereadores abandonarem PROS

Com a incorporação do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) ao Solidariedade, as bancadas da Câmara Municipal de Manaus (CMM) podem sofrer mudanças nas próximas semanas. Atualmente, a Casa Legislativa é o único local onde os partidos têm representatividade na cidade. 

A extinção do PROS não agradou os vereadores que estão filiados à sigla e um movimento de ‘debandada’ foi iniciado. Dos três vereadores, dois já confirmaram a saída do partido.

“Eu não faço parte do Solidariedade. Eu tenho uma carta de anuência, aqui do antigo partido, o Pros que me dá a autorização para que eu possa, quando houver essa incorporação, eu pudesse optar pela desfiliação. Então, só pra comunicar que eu estou sem partido, mas avalio possibilidades e estudo uma nova filiação. O que deve ocorrer em breve”, declarou Peixoto, que era líder do PROS na CMM. na sessão ordinária dessa quarta-feira, 29. 

Para o Portal O Poder, Wallace Oliveira também confirmou que está deixando o partido. Assim como o colega de parlamento, as opções de filiação a novos partidos também estão sendo avaliadas. O vereador Elan Alencar foi procurado pelo Portal O Poder mas não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta matéria.  

No início do mês, o vereador Bessa foi reconduzido à liderança do PROS na CMM. O parlamentar vê com bons olhos a integração do partido ao Solidariedade.

“Com certeza, será importante com fortalecimento do Solidariedade a nível nacional teremos força para montar uma chapa forte para 2024”, analisou Bessa. 

A fusão com o PROS pode respingar na possível candidatura de Osvaldo Cardoso, que era presidente estadual da sigla antes da fusão com o Solidariedade, ao cargo de titular da Manauscult. A pasta da Prefeitura de Manaus está sendo comandada interinamente por Oreni Braga desde que Alonso Oliveira (Avante) deixou o cargo para assumir a cadeira de vereador.    

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!