Roraima – Nos últimos dias, a disputa por uma vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) tem movimentado os bastidores políticos locais. Além de embates em um dos principais partidos do Estado, a “briga de egos” expõe o “racha” entre as principais figuras políticas com mandato na atualidade e põe à prova a “soberania” do senador Mecias de Jesus nos arcos políticos à margem da vista pública.
Corre nos bastidores que Mecias de Jesus, presidente do Republicanos é quem dá as cartas em várias secretarias do Governo de Roraima (segundo fontes palacianas), já decretou que a sigla vai apoiar a indicação do deputado estadual Jorge Everton. Dessa forma, faria pressão para que o nome do seu novo indicado fosse aprovado pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
O entrave é que o presidente da Casa Legislativa, o deputado Soldado Sampaio, filiado ao mesmo partido de Mecias, não baixou a cabeça e já anunciou aos mais próximos (e aos não tão próximos) que vai apoiar mesmo é o nome do reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Freitas.
Com a atitude, Sampaio desagradou o senador Mecias e tornou ainda mais cristalino o desgaste dentro do partido. Segundo fontes, o racha no partido está claro, principalmente porque há poucos dias o senador anunciou, em uma entrevista a um veículo de comunicação local, que o deputado Sampaio é o candidato do Republicanos à Prefeitura de Boa Vista no pleito do ano que vem.
Se continuar batendo de frente com o ‘dono’ do partido, Sampaio, segundo fontes ligadas ao senador, pode perder o apoio na disputa pela prefeitura da capital de Roraima.
Além do presidente da UERR e do deputado preferido de Mecias, a disputa pelo cargo ainda tem os possíveis nomes dos deputados Marcelo Cabral e do coronel Chagas.
‘Rebelde’
Nos últimos meses, diferente da legislatura passada quando era conhecido por se ‘curvar’ aos mandos e desmandos do governador, o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio, tenta adotar uma postura mais independente.
Prova disso foi a derrubada de vetos do governador a Projetos de Lei de deputados e a promulgação dessas leis. Pouco tempo depois, o governador foi à público mostrar que o alinhamento ‘por Roraima’ ainda continua. Contudo, nos bastidores fontes garantem que o cenário é de relação estremecida.
Café com leite
Embora não seja público, a escolha das indicações para esses cargos tem a participação do chefe de Executivo Estadual. Desta vez, a articulação não terá a mínima participação do governador Denarium, que deverá apenas referendar o nome escolhido.
Segundo fontes, embora seja o governador, Denarium é ‘café com leito’, como diziam em brincadeiras de infância quando um participante não ‘participava’.
Após o tabuleiro pela vaga no TCE ter se movimentado intensamente nos últimos dias, a expectativa é que a Assembleia Legislativa de Roraima inicie os trâmites a partir desta semana.
Da redação