fevereiro 20, 2026 19:16

PT leva calote de filiados que não cumprem pagamento de 10% dos seus salários

Petistas cinco estrelas, entre ministros de Estado, deputados federais e governadores, estão dando calote no partido por não cumprirem a cláusula pétrea dos estatutos da sigla. Conforme a norma, todos os filiados são obrigados a doar ao Partido dos Trabalhadores parte dos salários que ganham.

Na festa de aniversário do PT deste ano, o presidente Lula assinou uma autorização de débito automático de 10% do seu salário. Entre os inadimplentes estão os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Educação, Camilo Santana. No caso dos ministros de Estado, cujo salário bruto é R$ 39 mil, por exemplo, devem destinar para a “caixinha” do PT 10% do seu rendimento liquido mensal.

Na lista dos maus pagadores do PT ainda aparecem os governadores do Ceará, Elmano de Freitas, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de mais de 30 deputados federais e senadores que são obrigados a contribuir com 15% do salário bruto de R$ 39 mil. O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) e os senadores Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo, e o senador Fabiano Contarato (PT-ES), líder da bancada, também estão devendo o pagamento dos filiados.

 

 

Da Redação, com informações do Metrópoles

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!