julho 7, 2024 05:37

Lula chega aos Emirados Árabes e deve ampliar comércio entre países

spot_img

Após dois dias de visita oficial à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste sábado, 15, aos Emirados Árabes. Lula vai encontrar o presidente Mohammed bin Zayed Al Nahyan em Abu Dhabi. A chegada do presidente acontece em meio ao Ramadã, o mês de jejum na comunidade islâmica. Apesar dos debates da diplomacia brasileira sobre um possível desrespeito à data religiosa, as autoridades locais insistiram na visita.

Lula visitou os Emirados Árabes Unidos em 2003, marcando a primeira viagem oficial de um presidente brasileiro ao país. O segundo foi Jair Bolsonaro, em 2019. O ex-presidente, então, assinou diversos acordos com Al Nahyan, em áreas que vão desde o comércio e cooperação aduaneira até meio ambiente e inteligência artificial. Lula, agora, tem a missão de renovar a boa relação com o país que é um dos três parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio, especialmente no campo do agronegócio. 

Histórico

O encontro parte de um desejo de Al Nahyan de estreitar as relações com o petista e ampliar o comércio entre os países. Segundo o Ministério da Indústria e Comércio, o Brasil exportou apenas 1% dos produtos para os Emirados Árabes em 2022. Entre as mercadorias mais vendidas, estão carne de frango, ouro e celulose.

A agenda do presidente inclui, ainda, encontros com os gestores da Companhia de Investimentos Mubadala e da Autoridade de Investimentos de Abu Dhabi (AIAD) para captar investimentos em infraestrutura. A instituição, que conta com um fundo de US$ 800 bilhões (R$ 4,2 trilhões), tem interesse no setor de energia renovável brasileira.

Além disso, o percurso na capital árabe envolve reuniões com os organizadores da COP28, conferência climática das Nações Unidas, que será sediada em Dubai, no mês de novembro. 

 

Da Redação com informações de Veja 

Foto: Divulgação/Presidência da República

Últimas Notícias

MPAM investiga nepotismo e desvio de recursos no hospital municipal de Parintins

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) iniciou procedimento para apurar “prática de atos de improbidade administrativa e de dano...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!