fevereiro 22, 2026 08:00

TCE emite recomendação para aplicação de ações de segurança nas escolas do Governo de RR

Roraima – O conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Brito Bezerra, relator da Secretaria de Estado da Educação do biênio 2023/2024, emitiu uma recomendação ao secretário Nonato Mesquita para adoção de ações estratégicas de prevenção e combate à violência, nesta sexta-feira,14. O objetivo da medida é garantir proteção aos estudantes da rede de ensino do estado de Roraima.

O Tribunal de Contas de Roraima busca a promoção de uma educação inclusiva e equitativa, que estimula o desenvolvimento do sistema educacional ofertado à população. Dessa forma, após os episódios de atos de violência dentro das escolas e das ameaças de novos ataques, que tiveram ampla divulgação na mídia nacional.

O conselheiro ressalta na recomendação que a implementação de políticas de combate à violência na escola é umas das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE). As metas foram instituídas pela Lei nº 13.005 que determina diretrizes e metas estratégicas para a política educacional, bem como o tratado multilateral adotado pela Assembleia das Nações Unidas, o qual estabeleceu no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC), que a educação “é um direito humano intrínseco e um meio indispensável de realizar outros direitos humanos”.

As ações devem abranger todas as unidades escolares da rede estadual de ensino, por meio da adoção de medidas eficazes, com o intuito de evitar episódios de violência e garantir um ambiente saudável, acolhedor e seguro para todos.

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!