dezembro 29, 2025 23:48

Roberto Cidade quer incentivar desenvolvimento dos Grêmios Estudantis no Amazonas

Para incentivar o desenvolvimento dos Grêmios Estudantis do Amazonas, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), apresentou o Projeto de Lei nº 420/2023, que institui o Dia Estadual dos Grêmios Estudantis do Amazonas, a ser comemorado no dia 4 de novembro no Amazonas.

De acordo com a matéria, no Dia Estadual dos Grêmios Estudantis serão promovidas atividades comemorativas e de reconhecimento ao trabalho dos referidos grêmios. Ainda para desenvolver as agremiações dos estudantes, o Dia Estadual dos Grêmios Estudantis servirá para que as agremiações e/ou associações realizem palestras, fóruns, debates, atividades educacionais, esportivas e culturais, que contribuam para impulsionar o protagonismo juvenil e desenvolvimento integral do jovem.

Roberto Cidade afirmou que o Grêmio Estudantil é uma forma de representação dos alunos dentro da escola. Provavelmente é a primeira organização democrática com a qual o jovem terá contato. “A possibilidade de organização de um Grêmio dos estudantes dentro das escolas hoje é garantida por legislação própria, que garante a liberdade de organização dos estudantes, tanto em nível de ensino universitário quanto básico, podendo constituir-se numa agremiação que propicia, aos alunos, ricas e proveitosas experiências que muito contribuirão para seu desenvolvimento pessoal e para sua formação, tendo em vista o exercício crítico, consciente, responsável, de ações nos diferentes campos – cultural, político e social – indispensáveis às sociedades pluralistas e democráticas”, afirmou.

Na avaliação de Cidade, o Grêmio é importante, pois sua principal função é democratizar a escola. Ou seja, torná-la acessível e agradável para todos. Por meio dele, os estudantes
ganham voz e conseguem levar reclamações e sugestões aos responsáveis.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!