abril 22, 2025 08:53

Roberto Cidade quer incentivar desenvolvimento dos Grêmios Estudantis no Amazonas

Para incentivar o desenvolvimento dos Grêmios Estudantis do Amazonas, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), apresentou o Projeto de Lei nº 420/2023, que institui o Dia Estadual dos Grêmios Estudantis do Amazonas, a ser comemorado no dia 4 de novembro no Amazonas.

De acordo com a matéria, no Dia Estadual dos Grêmios Estudantis serão promovidas atividades comemorativas e de reconhecimento ao trabalho dos referidos grêmios. Ainda para desenvolver as agremiações dos estudantes, o Dia Estadual dos Grêmios Estudantis servirá para que as agremiações e/ou associações realizem palestras, fóruns, debates, atividades educacionais, esportivas e culturais, que contribuam para impulsionar o protagonismo juvenil e desenvolvimento integral do jovem.

Roberto Cidade afirmou que o Grêmio Estudantil é uma forma de representação dos alunos dentro da escola. Provavelmente é a primeira organização democrática com a qual o jovem terá contato. “A possibilidade de organização de um Grêmio dos estudantes dentro das escolas hoje é garantida por legislação própria, que garante a liberdade de organização dos estudantes, tanto em nível de ensino universitário quanto básico, podendo constituir-se numa agremiação que propicia, aos alunos, ricas e proveitosas experiências que muito contribuirão para seu desenvolvimento pessoal e para sua formação, tendo em vista o exercício crítico, consciente, responsável, de ações nos diferentes campos – cultural, político e social – indispensáveis às sociedades pluralistas e democráticas”, afirmou.

Na avaliação de Cidade, o Grêmio é importante, pois sua principal função é democratizar a escola. Ou seja, torná-la acessível e agradável para todos. Por meio dele, os estudantes
ganham voz e conseguem levar reclamações e sugestões aos responsáveis.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Prefeito ‘Radinho‘ entra na mira do MPAM por falta de transparência

O prefeito de Barcelos, ‘Radinho’ (UB), está na mira do Ministério Público do Amazonas (MPAM) por irregulares na transparência...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!