fevereiro 22, 2026 04:03

RR: Candidatura de Simone Denarium ao TCE entra na mira de quatro pedidos de impugnação

Roraima – A candidatura da primeira-dama de Roraima, Simone Denarium, à vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) entrou na mira de pelo menos quatro pedidos de impugnação. Três pedidos foram protocolados nessa quarta-feira, 3, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Nas ações, advogados chamam atenção ao fato de Simone ser esposa do governador e poder julgar as contas do próprio marido, além de acúmulo de cargos em anos anteriores.

Em um dos pedidos, o advogado Leocádio Menezes alega que a primeira-dama acumulou cargos em 2006, quando trabalhou como chefe de Controle Interno na Casa Civil e na Boa Vista Energia como controladora. Desta forma, segundo a ação, fica claro o acúmulo indevido, o que fere os preceitos da moralidade, requisito ao cargo de conselheiro.

“Pelas informações fornecidas pelo anexo 005 do processo 001/2023, chega-se a conclusão que a candidata impugnada violou os preceitos da moralidade administrativa; praticou conduta inadequada aos agentes públicos em nítido ato de improbidade administrativa; sucumbiu à corrupção ao ocasionar danos aos cofres públicos estadual e se locupletar ilicitamente com a indevida percepção acumulada de remuneração, ocasionando o seu enriquecimento ilícito; além de afrontar os princípios basilares da administração pública”, diz trecho do documento. .

Em outra ação, o advogado Mário Jorge Peixoto destaca que Simone Denarium não atende o requisito de moralidade por ser primeira-dama do Estado, e que poderia analisar e aprovar as contas de Antonio Denarium.

“Há de se ressaltar o objetivo de um conselheiro do TCE, tem como objetivo fiscalizar se o dinheiro público está sendo bem empregado, e podem inclusive deixar políticos inelegíveis, caso as contas de seu governo sejam rejeitadas, e portanto a esposa fiscalizaria seu próprio marido, ou seja, não teria viabilidade nem moralidade nessa função”, enfatiza.

Já o deputado Jorge Everton, que também concorre à vaga de conselheiro, também pediu a impugnação de Simone Denarium. Neste caso, o parlamentar se baseia no fato de Simone Denarium ter acumulado cargos e não ter ressarcido o Governo após processo administrativo.

Além disso, nesta quarta-feira, 3, o advogado Marco Vicenzo protocolou uma ação popular na Justiça de Roraima pedindo a nulidade da candidatura da primeira-dama, Simone Denarium, ao cargo de conselheira do TCE.

Foto: Montagem 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!