Roraima – A sabatina com candidatos ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), marcada para a segunda-feira, 8, foi suspensa pela Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE). A comissão criada para cumprir o processo de escolha para o cargo de conselheiro do TCE.
Conforme nota da ALE, as defesas dos candidatos que tiveram pedido de impugnação foram protocoladas no fim da tarde desta sexta-feira, 5. Além disso, também foi protocolado um pedido do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) em desfavor de uma das candidaturas.
A Assembleia, informa, ainda, que em decorrência das manifestações terem sido apresentadas apenas no encerramento do prazo, a reunião da Comissão Especial Externa foi suspensa até que a Procuradoria-Geral da Casa analise os documentos e emita parecer.
Após isso, a comissão marcará nova data para reunião que definirá a relação dos candidatos que serão submetidos à sabatina.
Na contramão da moralidade
Em sentido oposto da moralidade, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), quer emplacar Simone Denarium no Tribunal de Contas do Estado, cargo vitalício com ganhos acima de R$ 60 mil, se somados benefícios. A primeira-dama, se escolhida, pode até julgar as contas do esposa. Diante disto, advogados entraram com pedidos de impugnação da candidatura.
Até sexta-feira, a candidatura de Simone Denarium acumulava 4 pedidos de impugnação da candidatura, protocolados na Assembleia Legislativa, e mais um pedido de anulação na Justiça do Estado. Nas ações, advogados chamam atenção ao fato de Simone ser esposa do governador e poder julgar as contas do próprio marido, além de acúmulo de cargos em anos anteriores e não possuir conduta ilibada.
Foto: Divulgação