abril 5, 2025 19:21

RR: Nova representação no MP pede anulação de candidatura da primeira-dama ao TCE

Roraima – A candidatura da primeira-dama de Roraima, Simone Denarium, ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) entrou na mira de um nova denúncia no Ministério Público (MPRR). O autor da representação, o advogado Manoel Leocádio de Menezes, que já havia entrado com um pedido de impugnação da candidatura na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), pediu a abertura de um Procedimento Interno no MP.

No documento, que O Poder teve acesso, o advogado reforça que as informações apresentadas por Simone Denarium no currículo contém inconsistências. Ele reforçou, também, que Simone Denarium acumulou cargos em 2006 quando estava como controlado da Boa Vista Energia e como chefe do Controle Interno da Casa Civil. Simone chegou a ser alvo de um procedimento interno, no qual foi decidido que ela deveria ressarcir os cofres públicos, mas nunca se manifestou.

“Acreditamos ser de competência desse Órgão Ministerial socorrer a moralidade administrativa, a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais, através de o devido procedimento para anular ou declarar nula atos lesivos ao patrimônio público e à moralidade administrativa supostamente ocorridos; especialmente em relação a continuidade da participação de Simone Soares de Souza, tendo em vistas as informações trazidas ao longo dessa representação”, diz Menezes em trecho da representação.

A representação de Menezes ao MP é um reforço ao órgão ministerial, que na semana passada encaminhou uma manifestação sobre a candidatura de Simone para ao tão disputado cargo vitalício. No documento, o MP destaca que Simone foi sócia-administradora de duas empresas no período em que exercia cargo público. O fato, comprovado pelo MP, é proibido pelo Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis, que é regido pela Lei Complementar estadual número 053/01.

Na mira

Enquanto deputados silenciam, a candidatura da primeira-dama de Roraima, Simone Denarium, à vaga de conselheira TCE entrou na mira quatro pedidos de impugnação. Três pedidos foram protocolados no dia 3 deste mês, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Nas ações, advogados chamam atenção ao fato de Simone ser esposa do governador e poder julgar as contas do próprio marido, além de acúmulo de cargos em anos anteriores.

Na Justiça

Também no dia 3, o advogado Marco Vicenzo protocolou uma ação popular na Justiça de Roraima pedindo a nulidade da candidatura da primeira-dama, Simone Denarium, ao cargo de conselheira do TCE.

Foto: Montagem

Últimas Notícias

TCE-AM faz duras sanções na gestão de Ivon Rates em Envira

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) acatou Representação, com pedido de Medida Cautelar, formulada pela Câmara...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!