O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TFR1) fez historia na Justiça Federal na quarta-feira, 24, ao realizar, na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília/DF, os atos protocolares de posse dos 14 novos desembargadores federais do TRF1. A chegada dos novos membros ao TRF-1 representa a maior ampliação do número de integrantes da Corte desde quando foi instalada, em março de 1989.
O presidente do TRF-1, desembargador federal José Amilcar Machado, fez a condução dos trabalhos da sessão solene dos atos protocolares de posse dos desembargadores federais Marcelo Velasco Nascimento Albernaz, Solange Salgado da Silva, Leão Aparecido Alves, Marcus Vinícius Reis Bastos, Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, Rui Costa Gonçalves, Roberto Cavalho Veloso, Urbano Leal Berquó Neto, Antônio Oswaldo Scarpa, Nilza Maria Costa dos Reis, Newton Pereira Ramos neto, Euler de Almeida Silva Júnior, Candice Lavocat Galvão Jobim e Rosana Noya Alves Weibel Kaufmann. …
Com a posse de 13 dos 14 novos desembargadores nos dias 9 e 10 de maio nos cargos criados pela Lei 14.253/2021, que ampliou a composição do TRF1 de 27 para 43 membros, o Tribunal, com jurisdição no Distrito Federal e nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins passa a contar com a força de trabalho de 40 desembargadores federais distribuídos em 13 Turmas. A desembargadora federal Rosana Noya Alves Weibel Kaufmann assumiu a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora federal Ângela Catão.
Os amazonenses Marcelo Ramos e Marco Aurélio Choy foram cogitados para disputarem uma das vagas do quinto constitucional, mas seguiram outros rumos. O advogado Felipe Medina também teve o nome apontado como um dos favoritos para a vaga do TFR1, mas não foi escolhido.
Da Redação, com informações do TFR1
Ilustração: Neto Ribeiro