O Ministério Público Federal (MPF) instaurou Procedimento Administrativo vinculado à 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, para adquirir informações sobre a atuação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O DSEI é a unidade gestora descentralizada do subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).
O procedimento do MPF foi determinado pelo procurador da República, Luiz Paulo Paciornik Schukman, para que sejam identificados os dados essenciais para fins de autuação do DSEI de Parintins.
Amazonas tem a maior população indígena
As comunidades indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a Região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 305.873 mil – aproximadamente 37,4% do total. Na Região Norte, o estado com o maior número de indígenas é o Amazonas, representando 55% do total.
O conjunto dos dez municípios com maior população indígena reúne 126,6 mil indígenas, correspondendo a 15,5% do total de indígenas do país, e metade possui população superior a 10 mil indígenas. À época, os cinco municípios mais populosos desse conjunto eram os seguintes: São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga, São Paulo e Santa Isabel do Rio Negro.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução