Em um vídeo que circula nas redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou durante a 14ª Conferência Estadual de Saúde que “é muito fácil fazer filho na mulher dois outros e pedir para criarem”. A declaração é uma justificativa sobre o não pagamento da data base do piso salarial nacional dos enfermeiros. Barbalho também criticou o presidente Lula (PT) e os deputados.
No vídeo, Helder Barbalho se complicou ao tentar justificar o não pagamento do piso salarial nacional dos enfermeiros e virou alvo de críticas dos enfermeiros. “Pago e não mande o financiamento para garantir o recurso para o pagamento do piso. Porque é como fazer filho na mulher dos outros. Aí o Lula fica de boa, os deputados ficam de boa e o Estado e os municípios que se virem para arrumar recursos”, alfinetou.
A categoria dos enfermeiros estava pleiteando melhorias salariais, condições de trabalho, jornada de trabalho e descanso adequado. O piso salarial nacional dos enfermeiros está garantido na Constituição Federal e no orçamento da União, sendo uma conquista histórica.
Augusto Costa, para O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro