A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) enviou uma comitiva de deputados para a 4ª Reunião do Colegiado do Parlamento Amazônico, na quinta-feira, 22, em Palmas (TO). A regulamentação fundiária e o licenciamento ambiental na Amazônia foram temas debatidos na Assembleia Legislativa de Tocantins (Aleto).
A comitiva foi liderada pelo presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), e composta pelos deputados Sinésio Campos (PT), Mário César Filho (União Brasil) e Adjuto Afonso (União Brasil). O evento contou com a presença de parlamentares das Assembleias Legislativas que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Mato Grosso.
“A Assembleia Legislativa do Amazonas participa dessa reunião ampliada do Parlamento Amazônico com uma bancada de quatro deputados estaduais e vem com o intuito de contribuir com o fortalecimento das Casas Legislativas do Norte do país. É importante falar de regulação fundiária, esse que é um tema extremamente importante. Nós temos ali no Sul do Amazonas áreas que precisam ser exploradas de forma consciente, principalmente nos municípios de Apuí, Manicoré e Humaitá”, afirmou.
Na avaliação de Roberto Cidade, o Amazonas é um estado muito próspero e que precisa ter outras oportunidades, além da Zona Franca de Manaus. “Essa troca de conhecimento é importante porque nos faz ver que apesar de termos dificuldades específicas podemos evoluir nas discussões e chegar a um denominador comum que nos faça ser ouvidos e atendidos nas demandas por parte do Governo Federal”, disse.
Cidade falou ainda que esses encontros regionais e periódicos tendem a fortalecer o Legislativo diante das demais esferas de Poder e, consequentemente, as bandeiras defendidas pelos representantes do Norte.
Medalha
O evento contou com uma palestra do secretário Nacional de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Moisés Savian.
Durante a reunião, o deputado Sinésio Campos, vice-presidente do Parlamento Amazônico, foi agraciado com a mais alta condecoração da Aleto, a Comenda Ordem do Mérito do Legislativo em reconhecimento à sua atuação pela implementação das emendas parlamentares em todas as Assembleias Legislativas da Amazônia Legal.
Evento
O Parlamento Amazônico é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de existência. Reúne parlamentares das Assembleias Legislativas que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Mato Grosso.
Tem como compromisso reunir os deputados estaduais, a cada mês, em uma unidade federativa (estado) que integram a Associação.
Da Redação, com informações da assessoria
Foto: Divulgação