fevereiro 20, 2026 21:06

Aleam participa da 4ª Reunião do Colegiado do Parlamento Amazônico em Palmas

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) enviou uma comitiva de deputados para a 4ª Reunião do Colegiado do Parlamento Amazônico, na quinta-feira, 22, em Palmas (TO). A regulamentação fundiária e o licenciamento ambiental na Amazônia foram temas debatidos na Assembleia Legislativa de Tocantins (Aleto).

A comitiva foi liderada pelo presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), e composta pelos deputados Sinésio Campos (PT), Mário César Filho (União Brasil) e Adjuto Afonso (União Brasil). O evento contou com a presença de parlamentares das Assembleias Legislativas que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Mato Grosso.

“A Assembleia Legislativa do Amazonas participa dessa reunião ampliada do Parlamento Amazônico com uma bancada de quatro deputados estaduais e vem com o intuito de contribuir com o fortalecimento das Casas Legislativas do Norte do país. É importante falar de regulação fundiária, esse que é um tema extremamente importante. Nós temos ali no Sul do Amazonas áreas que precisam ser exploradas de forma consciente, principalmente nos municípios de Apuí, Manicoré e Humaitá”, afirmou.

Na avaliação de Roberto Cidade, o Amazonas é um estado muito próspero e que precisa ter outras oportunidades, além da Zona Franca de Manaus. “Essa troca de conhecimento é importante porque nos faz ver que apesar de termos dificuldades específicas podemos evoluir nas discussões e chegar a um denominador comum que nos faça ser ouvidos e atendidos nas demandas por parte do Governo Federal”, disse.

Cidade falou ainda que esses encontros regionais e periódicos tendem a fortalecer o Legislativo diante das demais esferas de Poder e, consequentemente, as bandeiras defendidas pelos representantes do Norte.

Medalha

O evento contou com uma palestra do secretário Nacional de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Moisés Savian.

Durante a reunião, o deputado Sinésio Campos, vice-presidente do Parlamento Amazônico, foi agraciado com a mais alta condecoração da Aleto, a Comenda Ordem do Mérito do Legislativo em reconhecimento à sua atuação pela implementação das emendas parlamentares em todas as Assembleias Legislativas da Amazônia Legal.

Evento 

O Parlamento Amazônico é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de existência. Reúne parlamentares das Assembleias Legislativas que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Mato Grosso.

Tem como compromisso reunir os deputados estaduais, a cada mês, em uma unidade federativa (estado) que integram a Associação.

 

 

Da Redação, com informações da assessoria 

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!