setembro 8, 2025 17:57

Prefeituras questionam Censo do IBGE de 2022 que causou perdas financeiras aos municípios

Assim que o IBGE divulgou os primeiros dados do Censo 2022, prefeituras de todo o país prometeram travar uma luta contra o órgão na Justiça. O motivo é que os dados da pesquisa podem diminuir as verbas federais que elas recebem, diz Crusoé.

“Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), os cortes de repasses neste ano, corrigidos pelo novo Censo, devem sumir com 3 bilhões dos cofres de 770 prefeituras. Para auxiliar os prefeitos na batalha judicial que se vê no horizonte, a CNM até distribuiu minutas de ações para serem preenchidas e enviadas aos tribunais.”

“Os repasses federais que mais podem ser impactados pelos números do IBGE são os do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O fundo é composto por 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do IPI. Os seus valores bilionários são enviados a cada dez dias e distribuídos de acordo com o tamanho da população de cada cidade. O piso é pago a municípios de até 13.584 habitantes. O valor então cresce progressivamente mas, alcançado o teto de 156.217 habitantes, permanece igual.”

Da Redação, com informações de O Antagonista

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!