dezembro 21, 2024 12:42

Deputados querem combater violência contra profissionais da saúde no AM

Para conscientizar e combater a violência contra profissionais da saúde na rede estadual, os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) vão votar o Projeto de Lei nº 660/2023, que institui o Dia de Combate à Violência contra os trabalhadores da área. A matéria é de autoria da deputada Débora Menezes e será votada a partir de 1º de agosto.

De acordo com a matéria, fica instituído, no Amazonas, o Dia Estadual de Combate à violência contra os trabalhadores da saúde, a ser comemorado, anualmente, no dia 5 de agosto no Estado. O PL tem como objetivo a conscientização e o fortalecimento do papel social que esses profissionais exercem ao cidadão amazonense.

Na avaliação da parlamentar, não só pacientes e seus familiares vivem momentos de fragilidade em hospitais e centros de saúde. Segundo uma pesquisa realizada no início de 2017 pelos conselhos regionais de Medicina e de Enfermagem de São Paulo, Cremesp e Coren-SP, dos 5.658 médicos e profissionais de enfermagem entrevistados, 60% afirmaram ter sofrido algum tipo de violência por pacientes ou familiares mais de uma vez e, em torno de 20%, pelo menos uma vez. Entre os tipos de violência, 14,2% foram caracterizadas como agressões físicas, 49,2% verbais e 36,6% psicológicas.

“No percurso da pandemia da covid 19, a categoria ficou ainda mais suscetível aos
casos de violência. Dentre os casos de agressão publicamente conhecidos no Estado, está o relatado em nota oficial da imprensa local, ocorrido em 2019, no SPA, Hospital e Maternidade Chapot Prevost, localizado na rua Getúlio Vargas, bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus, em que, um paciente irritado pelo fato da enfermeira não conseguir fazer o procedimento de acesso venoso, lhe agrediu fisicamente com um soco”, denunciou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

RR: Assembleia aprova orçamento de R$ 8,8 bilhões para 2025

A Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) aprovou na última quarta-feira, 18, a Lei Orçamentária Anual (LOA) que prevê receita...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!