Criada para homenagear um dos maiores ícones da musica na cultura amazonense e mundial, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) apresentou o Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 51/2023, que institui o regulamento para concessão da Medalha de Honra ao Mérito Cultural Zezinho Corrêa. A matéria é de autoria da deputada Mayra Dias (Avante).
O cantor, que ficou famoso mundialmente com o ritmo ‘Tic, Tic, Tac’, do grupo Carrapicho, faleceu no dia 6 de fevereiro de 2021, vítima da Covid-19, depois de mais de 40 anos de carreira artística.
A medalha poderá ser concedida às pessoas e instituições governamentais e não
governamentais em razão de suas relevantes contribuições para a promoção, valorização e
preservação da Cultura do Estado do Amazonas.
A Medalha de Honra ao Mérito Cultural também poderá ser concedida como homenagem post mortem, devendo o cônjuge, parente ou pessoa devidamente designada pela família do homenageado a ser indicado para recebimento da Medalha.
Mayra Dias afirmou, em sua justificativa que a cultura é um dos elementos mais importantes na formação de uma sociedade, representando sua identidade, valores e tradições. No Estado do Amazonas, há uma rica diversidade cultural, com expressões artísticas e folclóricas que enriquecem o patrimônio cultural local. Reconhecer e valorizar aqueles que contribuem significativamente para a preservação e promoção dessa cultura é fundamental para sua continuidade.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução