O aumento do número de deputados federais da bancada do Amazonas na Câmara Federal, atualmente ocupada por oito parlamentares, foi defendido pelo deputado estadual George Lins (União Brasil), nesta quarta-feira, 2, durante a Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
George Lins afirmou que está em tramitação, em Brasília, o Projeto de Lei Complementar nº 148/2023 de autoria do deputado Rafael Pezenti (MDB-SC), que propõe a alteração das bancadas dos estados brasileiros, conforme o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022.
“Esses números do Censo de 2022 não só influenciam na questão dos repasses da União para estados e municípios, por meio do FPE e FPM, mas também interferem nessa questão do aumento do número de cadeiras na Câmara dos Deputados e, consequentemente, a Assembleia Legislativa também aumentaria”, afirmou.
O parlamentar afirmou, ainda, que o aumento de deputados é uma demanda antiga, já que em 2013 o ex-deputado Belarrmino Lins encampou essa luta e houve uma tratativa em Brasília para que isso pudesse ser uma realidade, porém, o Congresso derrubou.
“Hoje temos oito deputados federais e passariam, de acordo com o Censo 2022, para dez deputados federais e aqui no Amazonas passaríamos a ter 30 deputados estaduais. Isso aumenta a representatividade e força do Amazonas, principalmente a nível de Congresso Nacional para trazer desenvolvimento para nossa região”, explicou.
Em um aparte, o deputado Rozenha (PMB) se manifestou dizendo que está ansioso, mesmo entendendo que para o Amazonas ganhar dois deputados federais algum estado tem que perder. “Essas bancadas do Nordeste, que são as bancadas que irão ceder essas vagas, jamais vão votar para que isso acontecesse. É um sonho antigo o aumento da bancada do Amazonas que precisa de maior representatividade, sobretudo quando precisamos de uma infantaria para defender os interesses da Zona Franca. É uma luta que no voto é muito difícil da gente conquistar”, lamentou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto:Reprodução