maio 19, 2025 07:00

George Lins defende o aumento de deputados federais na bancada do Amazonas

O aumento do número de deputados federais da bancada do Amazonas na Câmara Federal, atualmente ocupada por oito parlamentares, foi defendido pelo deputado estadual George Lins (União Brasil), nesta quarta-feira, 2, durante a Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

George Lins afirmou que está em tramitação, em Brasília, o Projeto de Lei Complementar nº 148/2023 de autoria do deputado Rafael Pezenti (MDB-SC), que propõe a alteração das bancadas dos estados brasileiros, conforme o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022.

“Esses números do Censo de 2022 não só influenciam na questão dos repasses da União para estados e municípios, por meio do FPE e FPM, mas também interferem nessa questão do aumento do número de cadeiras na Câmara dos Deputados e, consequentemente, a Assembleia Legislativa também aumentaria”, afirmou.

O parlamentar afirmou, ainda, que o aumento de deputados é uma demanda antiga, já que em 2013 o ex-deputado Belarrmino Lins encampou essa luta e houve uma tratativa em Brasília para que isso pudesse ser uma realidade, porém, o Congresso derrubou.

“Hoje temos oito deputados federais e passariam, de acordo com o Censo 2022, para dez deputados federais e aqui no Amazonas passaríamos a ter 30 deputados estaduais. Isso aumenta a representatividade e força do Amazonas, principalmente a nível de Congresso Nacional para trazer desenvolvimento para nossa região”, explicou.

Em um aparte, o deputado Rozenha (PMB) se manifestou dizendo que está ansioso, mesmo entendendo que para o Amazonas ganhar dois deputados federais algum estado tem que perder. “Essas bancadas do Nordeste, que são as bancadas que irão ceder essas vagas, jamais vão votar para que isso acontecesse. É um sonho antigo o aumento da bancada do Amazonas que precisa de maior representatividade, sobretudo quando precisamos de uma infantaria para defender os interesses da Zona Franca. É uma luta que no voto é muito difícil da gente conquistar”, lamentou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto:Reprodução

Últimas Notícias

Ministros de Lula vão ao Congresso para prestação de esclarecimentos

Quatro ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são esperados em audiências no Congresso Nacional ao...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!